Início » Notícias » Taxa de desemprego mantém-se em 5,8% em maio

Taxa de desemprego mantém-se em 5,8% em maio

20 de junho de 2013
Postado por: admin

A taxa de desemprego ficou estável em 5,8% da População Economicamente Ativa (PEA) em maio, ante abril, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período do ano passado, a taxa estava em 5,8%.

O desemprego ficou acima da média de 5,7% apurada pelo Valor Data junto a 15 consultorias e instituições financeiras. O intervalo das estimativas era de 5,6% a 5,9%.

A população desocupada, de 1,4 milhão de pessoas, manteve comportamento estável nas comparações com abril e também com maio do ano passado. A população ocupada, de 23,0 milhões também ficou estável tanto em relação a abril quanto na comparação com maio de 2012.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado – 11,4 milhões – não registrou variação nem na comparação com abril, nem na comparação anual.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) trouxe anda que o rendimento médio real habitual ficou em R$ 1.863,60 em maio, o que representou recuo de 0,3% sobre abril, mas alta de 1,4% perante maio de 2012.

A massa de rendimento real habitual ficou estável em R$ 43,3 bilhões em maio, ante abril, e foi 1,5% maior que o verificado em maio do ano passado.

A pesquisa do IBGE abrange as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Fonte: Valor Econômico

Categoria: Notícias