Início » Notícias » Acin reabre discussão sobre a ampliação do Aeroporto de Navegantes

Acin reabre discussão sobre a ampliação do Aeroporto de Navegantes

4 de julho de 2013

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) da última terça-feira (02/07) teve como pauta principal a atual situação e o plano de expansão do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da entidade, Osmari de Castilho Ribas e foram acompanhados por empresários associados, pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Romão Carmona e demais convidados.

Para explanar sobre o tema, esteve presente o superintendente do aeroporto, Sr. Marco Aurélio Zenni. Segundo ele, atualmente o terminal opera com 22 voos diários e desde o início do ano até agora, quinhentas e uma mil duzentas e oitenta e duas pessoas utilizaram o aeroporto. Já em 2012 o terminal apresentou um recorde de movimentação de pessoas, chegando a Hum milhão duzentos e setenta e nove mil quinhentos e trinta e três passageiros.

Investimentos:
De acordo com os dados apresentados pelo superintendente, a Infraero investiu, em 4 anos, R$ 8.725.138,41 em melhorias, sendo:
2010 – R$ 2.408.930,24
– Restauração da camada superficial do revestimento da pista de pouso e decolagens;
– Instalação do VOR/DME;
– Reforma da Torre de Controle.

2011 – R$ 3.174.077,61
– Obra de construção de área para treinamento e simulação de incêndio;
– Substituição do Elevador do TPS;
– Revitalização geral da central de água gelada – CAG;
– Automação da central de água gelada – CAG;
– Execução de grooving na pista de pouso e decolagem.

2012 – R$ 1.831.632,16
– Levantamento topográfico e cadastral, referente às áreas em processo de regularização e desapropriação declaradas de utilidade pública, incluindo laudo de avaliação;
– Execução dos serviços de reforma e recuperação das lajes do pavimento superior;
– Recuperação do sistema de iluminação do pátio de manobras e estacionamento de aeronaves com inclusão de iluminação do pátio de aviação geral;
– Ampliação do estacionamento e construção de mais uma entrada;
– Revitalização da pintura do TPS;
– Execução de muro patrimonial;
– Revisão do Plano Diretor;

2013 – R$ 5.772.116,00
– Recuperação parcial do pavimento rígido do pátio de aeronaves e construção da pista de taxiamento provisória;
– Resselagem das placas de concreto do pátio de aeronaves e das cabeceiras da PPD;
– Revitalização da cobertura do TPS e da SCI;
– Ampliação das esteiras de bagagens;
– Avaliação não destrutiva com FWD, sondagens, ensaios geotécnicos e cálculo do PCN da PPD, Pista de Táxi e pátios de aeronaves;
– Execução de muro patrimonial;

Para o período de 2014 a 2016 já estão previstos os seguintes investimentos:

2014 – R$ 13.355.004,00
– Construção de área para equipamentos de rampa;
– Adequação e revitalização do TPS, realocação da central de resíduos e da área de manutenção;
– Construção do novo complexo logístico;
– Recuperação do pavimento da via de serviço e área de desembarque;
– Substituição dos dutos de ar condicionado;
– Execução de muro patrimonial na futura área a ser desapropriada;

2015 – R$ 22.836.000,00
– Obras e serviços para adequação a acessibilidade universal – implantação de pisos táteis e sinalizações;
– Implementação de vias de serviço ao sitio para acessibilidade aos veículos de emergência da SCI;
– Obras e serviços para adequação a acessibilidade universal – reforma e adequação de escadas;

2016 – R$ 3.054.996,00
– Recuperação e implantação de áreas de giro nas cabeceiras da PPD 07/25

Ampliação do Terminal:

• O Termo de Convênio nº 022/96/0034, de 13/11/1996, firmado com a Prefeitura Municipal de Navegantes, com valor de R$ 2.000.000,00 e vigência de 36 meses (12/11/1999), teve sua Prestação de Contas encerrada em 03/12/2011;

• Esse Convênio teve por objetivo desapropriar uma área total de 3.581.248,97 m², correspondente a 118 imóveis, para implantação da 2ª pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Navegantes – SBNF;

• A Infraero repassou ao Município de Navegantes em 17/02/1998 o valor de R$ 1.950.000,00, com os quais foram desapropriados e doados para a União 62 (sessenta e dois) imóveis, ou seja, 2.593.595,54 m². Desta forma restaram 59 lotes para serem desapropriados, ou 1.087.938,97m² por meio de um futuro Instrumento a ser firmado entre as partes interessadas.

Novo Convênio:

• Encontra-se em trâmite o novo Instrumento a ser firmado entre a Infraero e o Município para desapropriação de outros 59 lotes, que equivalem a uma área total de 1.087.938,97m². O novo Instrumento aguarda a conclusão do levantamento topográfico e avaliação dos lotes para compor sua base, quando poderá ser efetivamente firmado,

• A Infraero e a Prefeitura Municipal de Navegantes realizaram reunião inicial para tratativas para celebração de um novo termo de convênio visando a conclusão das desapropriações em janeiro/2012.

• A Prefeitura Municipal de Navegantes informou através do Ofício nº 090/2013, de 29/04/2013, reiterando que em relação a possibilidade de ser firmado novo termo de convênio entre a Infraero e o Município, que a Prefeitura irá buscar junto ao Governo do Estado um Convênio a fim de obter os recursos necessários para poder dar continuidade aos procedimentos de desapropriação das áreas par ampliação do Aeroporto.

• Encontra-se em fase de recebimento pela Infraero o levantamento topográfico, cadastral e laudo de avaliação dos lotes contidos na área total a ser desapropriada, que é composta por 59 lotes o que corresponde a 1.087.938,97m², o que irá compor a base do novo Instrumento a ser firmado com a Prefeitura Municipal de Navegantes para o prosseguimento das desapropriações.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Fonte: Infraero

Texto e fotos:
Alexandre Batista – (imprensa@acin.com.br)
Assessor de Comunicação
Acin – Associação Empresarial de Navegantes