Início » Notícias » Portonave cresce 18,8% no primeiro semestre

Portonave cresce 18,8% no primeiro semestre

17 de julho de 2013

Terminal Portuário de Navegantes teve o melhor semestre da história em movimentação de contêineres

Navegantes, 17/07/2013 – A Portonave divulgou a movimentação do mês de junho e o balanço das atividades do primeiro semestre de 2013. Pelo segundo mês consecutivo o Terminal Portuário de Navegantes bateu recorde de movimentação de contêineres: 64.027 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Na área de responsabilidade social, a empresa investiu em projetos e ações, como patrocínio para a construção do Centro Integrado de Cultura de Navegantes e parceria nos projetos do Espaço Contém Cultura. O plantio de 6 mil mudas de árvores para compensar as emissões de carbono dos caminhões Terminal Tractors e a conquista do Prêmio Empresa Cidadã 2013 da ADVB/SC, com o case Ecoponto, foram os destaques do semestre na área de responsabilidade ambiental.

Somados os seis primeiros meses do ano, a Portonave movimentou 333.296 TEUs – um crescimento de 18,8% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os números positivos vêm tanto da importação quanto da exportação. Mesmo com a unificação do ICMS, a empresa cresceu 17,5% nas importações e registrou recorde de importação de contêineres dry (seco). Foram importados 15.183 TEUs – 46,8% a mais se comparado com junho de 2012. A exportação de contêineres reefer também teve excelente desempenho, superando o recorde do mês anterior. Em junho foram movimentados 9.351 TEUs – um incremento de 58,6% na comparação com o mesmo mês de 2012. As exportações totais cresceram 33%. Os dados contrariam o mercado nacional. As exportações brasileiras tiveram uma redução de 0,7% no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, os números são reflexo do trabalho eficiente e comprometido da equipe de mais de 900 funcionários. “Parte deste recorde, deste sucesso, devemos ao esforço dos nossos colaboradores que se dedicam a este projeto”, comenta Castilho. A chegada e operação dos novos equipamentos, a ampliação de serviços e acordos comerciais e o tamanho das embarcações são outros fatores que justificam este crescimento, segundo o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte.

Ações que merecem destaque

– Novos equipamentos: A Portonave recebeu em abril três novos portêineres e cinco novos transtêineres para incrementar a frota de equipamentos do Terminal e aumentar a movimentação de cargas. A empresa adquiriu também um novo scanner que permite inspecionar até 150 caminhões por hora.

– Responsabilidade social: Por meio do programa “Portonave de Todos, De Mãos Dadas com a Responsabilidade Social”, a empresa investiu em projetos e ações na cidade de Navegantes e região. Destaque na área cultural para a parceria com a Fundação Cultural de Navegantes para a construção do Centro Integrado de Cultura de Navegantes. Na área de saúde, a Portonave doou 80 cobertores ao Hospital de Navegantes. No Esporte, a empresa patrocinou os Jogos Escolares de Navegantes (JEN) com a doação de camisetas e material gráfico. Ainda, a Portonave é parceira do Instituto Caracol no Projeto Contém Cultura, com o repasse de R$ 90 mil neste primeiro semestre. O projeto está com matrículas abertas para as oficinas de arte.

– Responsabilidade ambiental: A Portonave promoveu a Semana do Meio Ambiente, em junho, com a doação de dois Ecopontos, doação de contentores e miniecoponto para a escola Eni Erna Gaya, doação de mudas frutíferas, nativas e exóticas e plantio de 6 mil mudas (5,5 hectares) de árvores nativas como compensação de 973,42 tCO2e (tonelada de dióxido de carbono equivalente), o que significa o total das emissões atmosféricas dos caminhões Terminal Tractors (TTs) da empresa, referente ao ano de 2010. Ainda, o Terminal destinou R$ 127.500 para a Unidade de Conservação do Parque Municipal de Navegantes e outros R$ 81.350 para o Parque Estadual Serra Furada.

– Prêmio: A Portonave foi uma das vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2013, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). A empresa conquistou a premiação na categoria Preservação Ambiental com o case Ecoponto.