Início » Notícias » Malha Ferroviária volta a ser pauta de reunião na ACII

Malha Ferroviária volta a ser pauta de reunião na ACII

31 de julho de 2013

A Acin foi representada no encontro pelo empresário Vinicio Bortolatto.

A Malha Ferroviária em Santa Catarina voltou a ser pauta de reunião da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) No início desta semana várias lideranças da região, associados e convidados estiveram reunidos no Auditório do Porto de Itajaí para debater o assunto. A presidente da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri, no início do encontro esclareceu que o assunto voltou à pauta, mesmo após a definição do traçado da Ferrovia do Frango, para que haja um trabalho constante de vigilância. “Não queremos nenhum tipo de surpresa já que há um edital aberto dando início do processo”, frisou

O secretário de Articulação Nacional, João Matos participou da reunião como principal convidado e também passou algumas informações. Segundo ele, é muito importante esta vigília no início do processo, pois somente o edital de licitação para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia da Integração (Ferrovia do Frango) apontará o melhor traçado entre o Extremo Oeste e o litoral Norte de Santa Catarina.

Matos também acredita que o traçado mais viável foi o apontado inicialmente no projeto que inicia em Dionísio Cerqueira e termina em Itajaí, porém também alerta para a vontade de outras lideranças de alterar esse traçado, levando-o para o Norte Catarinense. Segundo ele, na EPL, o diretor Bernardo Figueiredo reforçou a intenção de realizar estudo de viabilidade para que o traçado da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC), possa passar pelos municípios de Porto União, Canoinhas e Mafra até o Porto de São Francisco do Sul. “Enquanto puder também exponho minha posição de que o traçado inicial é o mais viável e acredito que dificilmente sofrerá mudança”, informou.

O secretário de Articulação Nacional também fez uma ampla apresentação do Mapa Ferroviário previsto para Santa Catarina falando um pouco entre todos os projetos em andamento junto a Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Entre elas a Ferrovia Litorânea, entre Araquari e Imbituba, onde já existe estudo de viabilidade e projeto básico, faltando apenas o projeto executivo que deverá ser concluído até o próximo ano.

A comissão de Itajaí da Ferrovia da Integração, liderada pelo vice-presidente para Assuntos do Porto e Comércio Exterior da ACII e diretor da BFR, Jair Bondicz, continuará vigilante e mobilizada.

Fonte: Assessora de Comunicação
Associação Empresarial de Itajaí – ACII