Início » Notícias » Acin promove seminário sobre segurança pública

Acin promove seminário sobre segurança pública

28 de setembro de 2017

Empresários, comunidade e autoridades policiais voltaram a debater a segurança pública de Navegantes na terça-feira (26/09), na sede da Associação Empresarial (Acin). Os trabalhos iniciaram com uma reunião do Núcleo de Segurança da entidade, que foi formado recentemente e já promoveu três encontros específicos para o debate do tema.

A reunião do Núcleo foi coordenada pelo presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo e contou com a participação do comandante do 25º BPM, tenente-coronel Eugênio Hug Júnior, do vereador, Cirino Adolfo Cabral, da presidente da OAB subseção Navegantes, Dr.ª Ana Elisa Mamfrim, do vice-presidente do Sinduscon, Alexandre Pedro Dias, do presidente do Observatório Social de Navegantes, Aldo Decker, do diretor da CDL, Libardone Fronza e demais diretores da Acin.

Na oportunidade, foram apresentados comparativos de ocorrências e efetivos policiais de Navegantes com outras cidades do Estado, bem como analisada a possibilidade da implantação de uma Escola Militar no município. O próximo encontro do Núcleo, ainda com a data a ser definida, deverá contar com um representante da PM para mostrar a classe empresarial os detalhes de como funcionam essas escolas no Estado. “Entendemos que esse modelo escolar seria um diferencial para a nossa cidade. Vamos em busca de uma parceria que nos permita conhecer todo esse processo e iniciar as tratativas para uma possível implantação em Navegantes”, enfatizou Rinaldo.

Seminário…

Após o encontro do Núcleo de Segurança, iniciou-se a reunião ordinária da entidade, que contou com a participação do capitão Carlos Alberto Mafra Júnior, comandante da 3ª Companhia do 25º BPM, localizada na cidade de Penha. Na ocasião, ele apresentou os trabalhos implantados nas cidades de Penha e Piçarras e os resultados positivos das ações.

De forma didática e dinâmica, Carlos Alberto Mafra Júnior, mostrou que quando existe vontade, dedicação e união, às ações planejadas podem mudar um cenário crítico para positivo.

O capitão apresentou detalhes dos trabalhos desenvolvidos naqueles dois municípios e que hoje são referências para as demais cidades do Estado. Entre as ações de destaques estão à criação da Rede de Vizinhos, o envolvimento da comunidade na manutenção das ruas e praças, o acompanhamento escolar com auxílio da PM, entre outras.

De acordo com o presidente da Acin e coordenador do Núcleo de Segurança da entidade, Rinaldo Luiz de Araújo, a ideia é fomentar essas ações da PM aqui em Navegantes. “Ficamos felizes em ver os resultados positivos naqueles municípios e vamos trabalhar para fazer com que, em Navegantes, as coisas evoluam com a mesma força. Para que isso aconteça é fundamental o envolvimento de toda a sociedade”, destacou.

Saiba mais….

Em Navegantes a Rede de Vizinhos já funciona nos bairros Gravatá, Centro, Meia Praia, Machados, Escalvados e Volta Grande. Ao todo, 881 residências integram o sistema.  Além disso, existem 05 grupos distintos de comerciantes, que somam 563 membros.

Para criar a Rede de Vizinhos na sua rua ou comércio, entre em contato com os gestores do Programa no 25º BPM de Navegantes, ou pelos Fones: (47) 3342.2228 ou 3342.2130.