Início » Notícias » ACIN nas Escolas: Um novo olhar para o futuro…

ACIN nas Escolas: Um novo olhar para o futuro…

17 de agosto de 2018
Postado por: Alexandre Batista

A Associação Empresarial de Navegantes (ACIN), através da sua diretoria executiva, realizou na última quarta-feira (15) um seminário sobre empreendedorismo, com cerca de 80 alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Prof. Júlia Miranda de Souza.

O projeto, inédito no município, tem o apoio e acompanhamento da mestre pedagoga e doutoranda em educação, Adriana Macarini. Conta também com a importante participação de um grupo de apoiadores: Rinaldo Luiz de Araújo, Ademir Campestrini, Libardone Fronza, Osmari de Castilho Ribas, Ellen Garcia, Juliano Perin, Karina C. N. E. Batista, Verner Dietterle, Aldo Decker, Francisco Carlos Gervásio, Paulo Roberto Reiser, João Goedert e Kelly Emely Correia de Freitas Antônio.

Na ocasião, o presidente da Associação Empresarial, Rinaldo Luiz de Araújo, destacou que o objetivo do projeto é de implantar uma nova consciência de trabalho dentro das escolas, incentivando os alunos a entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora. Além disso, o ACIN nas Escolas, pretende avaliar a opinião dos alunos em relação à visão dos empresários de Navegantes, fomentar a participação dos alunos no desenvolvimento de toda comunidade empresarial, instigar os jovens para a consciência da integração em seu meio social e conduzi-los à percepção e análises críticas acerca de suas ações no contexto em que vivem.

A ideia é levar o projeto para as cinco Escolas Estaduais do município. Já no primeiro encontro, os empresários fizeram uma avaliação positiva da participação dos jovens. “Tivemos uma interação significativa e muitos questionamentos. A participação dos alunos nos surpreendeu. Vamos avaliar, em segundo momento, as sugestões apresentadas para que no final do ciclo de seminários possamos fazer uma avaliação geral do projeto”, destacou Rinaldo Luiz de Araújo.

Saiba mais…

Metodologia:
Após a realização dos seminários de empreendedorismo e palestras com empresários locais, serão realizadas entrevistas estruturadas aos alunos, como forma de obter mais informações de quais profissões gostariam de absorver mais conhecimento.

A avaliação final será em forma de um questionário impresso, para que os jovens relatem sugestões e opiniões das atividades desenvolvidas. Diante dos dados coletados serão identificados os interesses dos jovens/alunos em fazer um curso superior e as áreas de atuação.

Mediante as informações sobre as profissões que mais despertarem interesse nos jovens, será realizado um novo ciclo de palestras com profissionais de diversas áreas.

Texto e fotos: (Alexandre Batista/Comunicação ACIN).

Categoria: Notícias