Início » Notícias » Futuro das cidades planejadas em debate esta semana no 4º Fórum de Desenvolvimento Econômico Local

22 de agosto de 2018

Prefeitos, empresários e lideranças locais catarinenses estarão reunidos esta semana, nos dias 22 e 23 de agosto, no parque Beto Carrero World, no município de Penha, para o 4º Fórum anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados.  E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.

A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

O evento

Entre as novidades da programação do Fórum, está o lançamento do projeto “Polícia em pequenas comunidades”, no painel sobre segurança, que será apresentado pelo comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Araújo Gomes.

O evento também trará painéis temáticos abordando os impactos do DEL na melhoria da infraestrutura municipal, o case do município de Penha como primeiro destino turístico da América Latina, o programa de inovação DEL, boas práticas, fundos de desenvolvimento e captação de recursos e outros. “Nossas expectativas são as melhores, pois a Facisc está proporcionando esta aproximação dos poderes constituídos para melhorar o planejamento e desenvolvimento das cidades a longo prazo e com isto ganham todos os envolvidos porque o único objetivo é o desenvolvimento sustentável dos municípios”, destaca o vice-presidente da Facisc para o programa DEL, Luiz Angelo Fornara.

O Fórum é uma realização da Facisc que conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do progra