Início » Notícias » Futuro das cidades planejadas em debate esta semana no 4º Fórum de Desenvolvimento Econômico Local

Futuro das cidades planejadas em debate esta semana no 4º Fórum de Desenvolvimento Econômico Local

22 de agosto de 2018
Postado por: Alexandre Batista

Prefeitos, empresários e lideranças locais catarinenses estarão reunidos esta semana, nos dias 22 e 23 de agosto, no parque Beto Carrero World, no município de Penha, para o 4º Fórum anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados.  E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.

A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

O evento

Entre as novidades da programação do Fórum, está o lançamento do projeto “Polícia em pequenas comunidades”, no painel sobre segurança, que será apresentado pelo comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Araújo Gomes.

O evento também trará painéis temáticos abordando os impactos do DEL na melhoria da infraestrutura municipal, o case do município de Penha como primeiro destino turístico da América Latina, o programa de inovação DEL, boas práticas, fundos de desenvolvimento e captação de recursos e outros. “Nossas expectativas são as melhores, pois a Facisc está proporcionando esta aproximação dos poderes constituídos para melhorar o planejamento e desenvolvimento das cidades a longo prazo e com isto ganham todos os envolvidos porque o único objetivo é o desenvolvimento sustentável dos municípios”, destaca o vice-presidente da Facisc para o programa DEL, Luiz Angelo Fornara.

O Fórum é uma realização da Facisc que conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do progra

Categoria: Notícias