Início » Notícias » Infraero aceita proposta de R$ 47 milhões para reforma do aeroporto de Navegantes

16 de abril de 2019

A Infraero aceitou a oferta da construtora Porto Breton, que propõe executar as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Navegantes por R$ 47,4 milhões. O valor de referência da licitação era quase o dobro – R$ 80 milhões.

A proposta estava em análise desde o final de fevereiro. Outras seis ofertas, que partiam de R$ 29 milhões, foram desclassificadas.

A análise foi feita pela área de orçamentos da Infraero, sob a metodologia de construção proposta pela empresa. A construtora já entregou à empresa pública a documentação que formaliza a proposta.

A aceitação do preço é o primeiro passo para concluir a licitação – mas não significa que o início das obras esteja próximo. A Infraero informou, por e-mail, que a proposta segue em análise. A próxima fase será a análise de habilitação da empresa.

Depois de assinado, o contrato prevê 18 meses para conclusão da obra, que vai aumentar a área construída do terminal de passageiros em 160%. Estão previstas a ampliação e reforma das áreas de check-in, embarque e desembarque, com climatização total, e a instalação de novas esteiras, elevadores e escadas rolantes. Sanitários serão ampliados, bem como as áreas comerciais.

Se as previsões do governo federal se confirmarem, a reforma deve ser tocada enquanto segue o processo de privatização do aeroporto – Navegantes está no Bloco Sul, cujos estudos de viabilidade começaram em março. A intenção da presidência é que seja concedido à iniciativa privada no ano que vem.

Imediata

As discussões sobre uma eventual paralisação do processo licitatório das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que mobilizaram lideranças no início do ano, esfriaram nos últimos meses. Associações empresariais da região e parte do trade turístico abraçaram a causa da reforma imediata do terminal atual, para garantir conforto aos usuários. Nesse caso, a ampliação do aeroporto como um todo fica para o próximo capítulo.

Texto:  Dagmara Spautz

Matéria publicada no Portal NSC.