Início » Notícias » Libardoni Fronza renuncia a presidência da Acin e quer ser prefeito

Libardoni Fronza renuncia a presidência da Acin e quer ser prefeito

28 de maio de 2020

Desde a sexta-feira (15/05), Libardoni Fronza não é mais o presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin). O empresário decidiu pela renúncia na entidade, em razão da determinação de concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais, marcadas para acontecerem em outubro próximo. Perguntado se a decisão foi influenciada por alguma previsão estatutária, ou seja, se há no estatuto da entidade a previsão de não poder acumular o cargo e a campanha, Liba respondeu que não, mas que pretende se dedicar integralmente ao projeto político, por isto preferiu se desligar das tarefas associativistas. O vice-presidente, Verner Dietterle, já assumiu a presidência e permanece no cargo até novembro, quando o atual mandato se encerra.

Liba disse que neste momento da pandemia de coronavírus, enxerga que o principal desafio da Associação Empresarial de Navegantes é, “contribuir para o desenvolvimento das empresas, porque iremos passar por um momento de instabilidade financeira e insegurança jurídica, temos que orientar e trazer opções para que o associado se sinta seguro e volte a empreender, não fique desmotivado com a atual situação e possa buscar perspectivas para se reinventar”.

Marca do presidente

Questionado sobre a principal marca que acredita ter deixado durante o período em que comandou a entidade empresarial, o agora pré-candidato disse que, “foi fortalecer a Acin, por meio de novos associados e do envolvimento com os associados antigos. Desenvolvemos um novo elo de confiança entre a diretoria e os associados”, disse Libardoni.

Novo na política

Apesar de estar disposto a enfrentar todas as dificuldades intrínsecas a uma campanha eleitoral, Liba é debutante na área, pois nunca concorreu a cargo público, tampouco possuía filiação partidária, ao menos até decidir se lançar pré-candidato.

Grupo de apoio

Quem pensa tratar-se de um projeto singular, fruto da vontade apenas de Libardoni Fronza engana-se, porque o empresário é apoiado por alguns nomes conhecidos em Navegantes, além de inúmeros entusiastas, pessoas de várias profissões e classes sociais que pensam nessa candidatura como a oportunidade de mudar a cidade. Fronza descreveu como, “um grupo de pessoas que quer transformar Navegantes por meio da gestão e do desenvolvimento”.

Nova política

Sobre as razões que o levaram a decidir pela candidatura, foi enfático, dizendo ser fruto da “necessidade de apresentar ao eleitor de Navegantes uma opção não política, um viés que traga uma gestão com empreendedorismo para a cidade”.

Precisa melhorar

Apesar da pouca experiência na política, o que há muito deixou de ser problema para o eleitorado passando a ser vantagem, o pré-candidato disse que apenas lamenta o momento atual, porque tem o desafio de popularizar mais o seu nome, se tornar conhecido de maior parcela da população, mas que está impedido de realizar atividades neste sentido, em razão da pandemia de coronavírus que resulta no distanciamento social.

Ponto forte

Se por um lado a inexperiência na política não o faz tão conhecido, ela pode ser considerada um diferencial de Libardoni, já que possui história voltada para o engajamento nas causas sociais e no associativismo em Navegantes, assim, a rejeição ao seu nome, ainda que não haja pesquisa para comprovar, certamente é muito baixa, talvez a menor dentre os nomes já apresentados.

Mostrará projetos

Bastante conectado aos assuntos envolvendo as eleições municipais previstas para acontecerem em outubro, o pré-candidato disse acreditar que o pleito seja transferido para o final de novembro, início de dezembro, ainda em 2020. Mas nem a iminência do adiamento irá desmobilizar o empresário, que já tem em mente a forma como irá atuar na empreitada. “Será uma campanha voltada para as ideias, apresentação de projetos com ética e respeito ao eleitor. Não faremos uma campanha agressiva, com ataques aos adversários, mas sim uma campanha construtiva e que irá apresentar propostas para o desenvolvimento de nossa cidade”, prometeu Libardoni Fronza.

*Matéria do Nosso Jornal reproduzida na íntegra!