Início » Facisc » Em debate com lideranças, Facisc defende investimentos na pista do aeroporto de Navegantes

Em debate com lideranças, Facisc defende investimentos na pista do aeroporto de Navegantes

15 de janeiro de 2021
Postado por: Alexandre Batista

Mediado pela OAB/SC,  foi realizado nesta quinta-feira a tarde (14/01) o debate entre lideranças políticas e empresariais  sobre o formato de Concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes — Ministro Victor Konder, inserida no Bloco Sul.

Durante o encontro, o Fórum Parlamentar catarinense indicou a OAB/SC como uma das representantes do Estado para a continuidade dos debates do tema em reunião técnica com o Ministério de Infraestrutura, que ocorrerá ainda neste mês.

A Webinar, promovida pela Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Seccional da OAB, teve transmissão online ao vivo, com a participação de representantes políticos, empresariais e sociedade civil, que discutiram o andamento do projeto.

Representado pelo senador Esperidião Amin (PP), o Fórum Parlamentar catarinense criou grupo técnico para representar o Estado e dar andamento aos debates sobre a concessão do aeroporto de Navegantes. Além da OAB/SC, entre os membros desse grupo técnico estarão representantes da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria Estadual de Infraestrutura, da FIESC e da FACISC.

Representando os 34 mil empresários do Sistema Facisc,  o presidente Sérgio Rodrigues Alves ressaltou que a Facisc não é contra as concessões e privatizações. “Claro que queremos o investimento. Mas queremos o investimento seja naquilo que precisamos, ou seja, em uma nova pista ou na ampliação da pista que trará resultados a longo prazo. Por isso apoiamos esta luta para talvez resgatarmos uma injustiça que está sendo feita com o nosso estado”, declarou.

Para início dos debates, a abertura do evento contou com a apresentação técnica do projeto do Aeroporto Internacional de Navegantes, por parte do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. “Nossas discussões continuarão e estamos à disposição para uma nova reunião técnica, onde poderemos esmiuçar os dados e promover o debate de política pública e mercadológica”, disse.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, afirmou que é grande a responsabilidade da entidade de ser a porta-voz da sociedade civil em um tema tão importante para o Estado de Santa Catarina. “Diante desse time qualificado, evoluiremos e buscaremos encontrar uma solução consensual, que traga benefícios à sociedade catarinense”, reiterou.

O presidente da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento, Marcos Fey Probst, relatou que o objetivo da Webinar foi principalmente o de esclarecer os principais pontos de divergência relacionados à concessão do aeroporto, cujo leilão está previsto para o dia 7 de abril deste ano. “O grupo técnico formado durante este encontro poderá analisar os dados apresentados nesta reunião e poderá contribuir para um novo plano de negócios, resultando em um melhor modal para o Brasil, já que esse é um assunto de interesse federativo”, destacou.

Presenças

Também estavam presentes: senador Dario Berger, a deputada federal Ângela Amin; a deputada federal Carmen Zanotto; o deputado federal Darci de Matos; o deputado federal Daniel Freitas; a deputada federal Geovania de Sá; o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira; o Vice-presidente Regional da Facisc para o Vale do Itajaí, Rinaldo Luiz de Araújo; o diretor de Políticas Regulatórias, Ricardo Sampaio da Silva Fonseca; o gerente de Assuntos de Transporte, Logística e Sustentabilidade da FIESC, Egídio Martorano; e o prefeito do município de Navegantes, Liba Fronza.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Categoria: Facisc