Início » Notícias » IBGE APONTA QUE O PIB DE NAVEGANTES CRESCEU MESMO EM ANO DE PANDEMIA

IBGE APONTA QUE O PIB DE NAVEGANTES CRESCEU MESMO EM ANO DE PANDEMIA

19 de dezembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresentou os dados relacionados ao Produto Interno Bruto do ano de 2020. O PIB é a soma de todas as riquezas geradas em cada município, ou seja, o tamanho da economia local. Os dados são divulgados sempre com dois anos de defasagem, portanto refletem a economia no ano em que a pandemia assolou o país e impactou as atividades econômicas.

De acordo com o Instituto, mesmo com a crise, o PIB de Navegantes teve um crescimento nominal de 6,13%, somando R$ 4,971 bilhões no ano de 2020, mais do que os R$ 4,684 bi registrados em 2019.

No ranking nacional, Navegantes avançou 7 posições e passou a figurar como a 226ª maior economia do Brasil, entre 5.570 municípios. Em Santa Catarina a cidade é a 14ª maior economia, e a 3ª maior da Foz do Rio Itajaí Açu, atrás apenas de Itajaí e Balneário Camboriú.

PIB per capita

Também cresceu o PIB per capita de Navegantes, que é a soma das riquezas geradas dividida pelo número de habitantes. Em 2020 o índice foi de R$ 59.445,85, um avanço ante os R$ 57.492,74 registrados em 2019.

Neste quesito, a cidade ocupa a 372ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, e a 32ª entre os 295 municípios catarinenses. Na região da Foz do Rio Itajaí, Navegantes tem o 3º maior PIB per capita, desta vez atrás apenas de Itajaí e Porto Belo.

Perspectivas Positivas

O boom econômico de Navegantes vem acontecendo graças às vantagens competitivas e ao anúncio de grandes investimentos nos modais logísticos como a duplicação da BR 470, o investimento de R$ 300 milhões no novo aeroporto e de R$ 600 milhões na modernização do terminal portuário.

Além disso, o Município vem batendo recorde na abertura de novas empresas a partir das medidas de desburocratização e construindo novas medidas que impactam diretamente o mercado imobiliário, como o novo Plano Diretor.

No campo dos investimentos públicos, a Prefeitura tem em planejamento e execução um pacote na ordem de R$ 250 milhões em infraestrutura para os próximos 5 anos, o que deve dar uma nova estrutura urbana ao Município, viabilizando novos investimentos com a elevação do padrão de vida.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, os dados devem vir ainda mais positivos nos próximos anos: “O resultado de 2020 foi excelente ante as circunstâncias da pandemia. Com base nos dados de geração de empregos e arrecadação de ISS e ICMS, verificamos que houve uma forte aceleração da economia de Navegantes em 2021 e 2022. Isto tudo vem ocorrendo com o ganho de credibilidade da cidade a partir do processo de desburocratização e de investimentos implementado na atual gestão. A expectativa é que os próximos anos o IBGE demonstre Navegantes como uma das cidades que mais cresce no Brasil”, destaca Rodrigo.

Fonte: Secom PMN