Início » Economia » Empresários comemoram investimentos no Aeroporto de Navegantes, mas 2ª pista ainda é prioridade

26 de maio de 2023

Governo do Estado e CCR confirmaram modernização do terminal; Associação Empresarial está otimista, mas vai seguir com a luta pela segunda pista

Por: KASSIA SALLES, Portal ND+ Itajaí

O setor empresarial de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, está otimista com o anúncio de modernização do Aeroporto Ministro Victor Konder. Apesar disso, a categoria deve continuar na luta pela construção da segunda pista, que pode viabilizar o transporte de cargas pelo terminal.

Verner Dietterle, presidente da ACIN (Associação Empresarial de Navegantes), afirma que a segunda pista é um pedido antigo do setor econômico, mas que não entrou na licitação. “O novo terminal nos deixa otimista, o Aeroporto de Navegantes é o único da região e muito importante para nós, mas vamos seguir acompanhando e pedindo a construção da segunda pista”, afirma.

O governo do Estado havia anunciado, na quinta-feira (25), a construção da nova estrutura, mas voltou atrás na informação. A CCR Aeroportos, concessionária do terminal, afirmou que vai manter o traçado previsto no Plano Diretor, de 2013, para construção da segunda pista, caso seja necessário. Dietterle afirma que uma segunda pista resolveria problemas logísticos de toda a região. Atualmente, as cargas precisam ir de caminhão até Curitiba, no Paraná, para que sejam enviadas via avião.

Plano Diretor prevê segunda pista

O Plano Diretor do Aeroporto de Navegantes, aprovado em 2013, prevê uma segunda pista de 2,6 km, onde os aviões cargueiros poderiam pousar e decolar. Segundo Dietterle, a empresa tinha outros planos, de uma pista em outro lugar e com outro tamanho.

O anúncio do governo do Estado confirma que a empresa vai seguir o traçado original, mas não dá detalhes sobre a construção da nova estrutura.

Categoria: Economia