Início » Notícias » PROJETO DE MOBILIDADE INTEGRADA SUSTENTÁVEL (PROMOBIS) É APRESENTADO NA ACIN

PROJETO DE MOBILIDADE INTEGRADA SUSTENTÁVEL (PROMOBIS) É APRESENTADO NA ACIN

6 de julho de 2023

Em reunião plenária da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN) na noite de terça-feira (04), o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller, que é o atual presidente da AMFRI, apresentou o PROMOBIS aos empresários e membros do governo municipal. Paulinho explicou de forma mais aprofundada como funciona o projeto, as etapas que já foram concluídas e os próximos passos a serem dados até o início da execução.

A reunião contou também com a presença do prefeito de Navegantes, @libafronza que demonstrou otimismo, mesmo sendo um projeto de realização a longo prazo.

O que é o PROMOBIS?
Projeto de Mobilidade Integrada que conecta os 11 municípios da AMFRI e tem como premissa a aplicação de soluções inovadoras para transformar a matriz de deslocamentos na região.

Os 3 principais objetivos são:
• Ofertar a população da região um transporte coletivo: seguro, confiável,
confortável, acessível e econômico;
• Integrar a região: por meio de uma alternativa de deslocamento através de uma ligação viária sob o rio Itajaí-açu ligando os Municípios de Itajaí a Navegantes; e
• Assegurar o acesso seguro e rápido aos empregos: unindo os bairros residências aos centros comerciais.

O PROMOBIS/AMFRI é formado por 3 elementos:
• Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR);
• Túnel Imerso sob o Rio Itajaí-açu ligando Itajaí a Navegantes; e
• Mobilidade Ativa e Micromobilidade Elétrica em Balneário Camboriú (Caminhos do Mar).

De acordo com o projeto apresentado, a parceria público-privada teria um custo total de 380 milhões de dólares.

Desse valor, 120 milhões são investimentos públicos divididos entre os 11 municípios da AMFRI e 260 milhões são investimentos privados.

Os próximos passos são:
– Aprovação das Câmaras de Vereadores das 11 cidades;
– Negociações finais das partes envolvidas;
– Parecer da Secretaria do Tesouro Nacional;
– Parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional;
– Aprovação da Presidência da República;
– Aprovação do Senado Federal;
– Assinatura do Acordo de Financiamento.