Início » Notícias » Nova pista do aeroporto de Navegantes é defendida por governador em Brasília

Nova pista do aeroporto de Navegantes é defendida por governador em Brasília

4 de outubro de 2023

Em audiência na tarde desta terça-feira , 03/10, em Brasília, com o novo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governador Jorginho Mello tratou sobre alguns temas de interesse do estado. Entre outros assuntos, na reunião foi discutida a implantação da segunda pista no Aeroporto de Navegantes. O tema é uma das bandeiras regionais defendidas no projeto Voz Única da Facisc.

Ficou acordado que a concessionária iria avaliar a situação mediante a um ajuste no contrato. Sob a orientação do Ministro e com o acordo unânime dos presentes, ficou decidido que a CCR protocolará um pedido de reequilíbrio financeiro do contrato, visando viabilizar a construção da segunda pista em Navegantes.

O encontro também contou com a presença do senador Esperidião Amin, com Beto Martins (por videochamada), secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF), Vânia Franco, secretária de Articulação Nacional, além de representantes da CCR, concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes e do representante da FACISC, o advogado Felipe Cormarc.

Ao final da reunião, o Ministro entrou em contato com o Presidente da Anac, que se comprometeu a dar celeridade ao processo.

Defensor obstinado pela causa, o vice-presidente regional da Facisc para o Vale do Itajaí, Rinaldo Luiz de Araújo, considerou que a reunião foi positiva, uma vez que a concessionária se comprometeu a avançar com a obra e seus custos.

No encontro também foi tratado sobre a obra de dragagem do Porto de São Francisco do Sul com o aprofundamento do canal externo e sobre o plano Aeroviário Nacional, o governador lembrou que os aeroportos de Joaçaba e Caçador não estão mais incluídos no planejamento federal, porque requer um alto investimento em infraestrutura, como construção de terminais, estação de prevenção de incêndio, melhoramentos de pista e equipamentos de navegação. Jorginho Mello pediu que o Governo Federal reavalie a medida e que coloque os aeroportos de volta no plano, visto que foram destinados R$ 13,3 milhões de recursos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) para o Aeroporto de Caçador (de um total previsto de R$ 42 milhões) e em Joaçaba foram investidos R$ 16,3 milhões.

Com informações da Agência Catarinense de Notícias

Foto: Vosmar Rosa/ MPortos