Início » Notícias » Navegantes registra recorde de investimentos público e privado

Navegantes registra recorde de investimentos público e privado

20 de outubro de 2023

Com crescimento notável em construção civil e serviços, a cidade se destaca como destino de investimentos, especialmente de infraestrutura, mas tem se dedicado também ao setor de tecnologia e inovação. Sua localização privilegiada torna a cidade um hub logístico, que fortalece a economia, simplificando processos de negócios e urbanismo.

Com 86 mil habitantes, conhecida por ter o terminal portuário mais eficiente do Brasil e um dos maiores aeroportos da região sul, Navegantes é uma nova fronteira de investimentos no litoral norte catarinense,

com crescimento notável em setores como construção civil e serviços. Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram um aumento de 29% de empregos formais em menos de três anos, gerando 6,5 mil empregos e impulsionando a receita do município, que deve superar R$ 600 milhões este ano, um crescimento de 63% em três anos.

Esse ambiente despertou o interesse dos investidores a partir de 2021, quando a cidade implementou reformas nos arcabouços legais para facilitar investimentos produtivos. A primeira grande ação foi um pacote de medidas legais e administrativas, como no tempo de abertura de empresas que caiu 98%, passando de 552 horas em 2019 para 12 horas em 2023.

A medida acompanhada de dispensa de alvarás para atividades de baixo risco, digitalização de processos, estruturação de equipes e simplificação de fluxos nos órgãos municipais.

Na esfera urbanística foram aprovados plano diretor, código de obras, código de posturas, aprovação simplificada de projetos e métodos de regularização de obras. Está em andamento ainda o Projeto Orla, que busca viabilizar a exploração sustentável da orla para atividades de lazer, turísticas, esportivas e ambientais. O objetivo da administração é estabelecer vantagens competitivas ao setor da construção civil, sem perder um adequado planejamento urbano no que tange normas de ocupação e medidas de qualificação do espaço.

A localização estratégica do município tem facilitado o deslocamento de mercadorias e destacado a cidade como um ponto de descanso e lazer. Navegantes é o km 0 da BR 470, que cruza o Vale do Itajaí e vai até o Rio Grande do Sul, configurando-se como entreposto logístico da produção do interior do Sul do Brasil. A cidade também está exatamente no centro de uma das regiões mais promissoras do Brasil, que abrange cidades como Floria-nópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí num raio de 90 km.

Para organizar as ações estratégicas, a cidade estruturou um Conselho de Desenvolvimento Econômico tripartite, em que o governo municipal divide espaço com o setor produtivo e a sociedade civil organizada debatendo ações estratégicas que impactem o crescimento sustentável da cidade.

Os sinais do crescimento acelerado são vistos por várias áreas. Construtoras aceleraram o lançamento de novos empreendimentos residenciais próximo à praia, e empresas constroem armazéns logísticos na região que envolve a intersecção das BR 101 e BR 470, esta última recentemente duplicada e em fase final de construção de quatro viadutos que darão mais eficiência, segurança e redução de custos aos transportes.

As estatísticas da Secretaria de Planejamento Urbano apontam para uma aprovação de construção de metros quadrados três vezes maior em 2022 em relação a 2020, confirmando o que se vê pelos canteiros de obras espalhadas pela cidade, onde apartamentos de frente para o mar já são disputados com valores que giram na casa dos milhões de reais.

Além das ações do setor público, os investimentos privados se aceleram pelas boas perspectivas em relação aos pilares econômicos: porto e aeroporto. A Portonave, terminal portuário privado e ligado ao rupo MSC, movimenta 1,2 milhão de contêineres ao ano e está investindo cerca de R$ 3 bilhões na ampliação da capacidade, com vistas a se fortalecer como hub de integração do Sul do Brasil com o mundo, com operações de baixo custo.

O aeroporto de Navegantes movimenta mais de 2 milhões de pessoas ao ano e foi recentemente concedido ao grupo CCR, que prevê no curto prazo a construção de um novo terminal de passageiros e a médio prazo uma nova pista de pouso e decolagem capaz de receber grandes aeronaves de transporte de cargas. Um novo setor começou a se organizar: o de tecnologia e inovação.

A interação da ACIN – Associação Empresarial de Navegantes com o poder público municipal já gerou frutos como a redução da alíquota de ISS para tecnologia de 5% para 2% e a criação de um núcleo que reúne as empresas do setor. “Não estamos apenas colhendo os frutos da ativação deste novo ambiente de negócios pujante, mas focados em ativar novos ecossistemas empresariais…”, expõe o secretário Rodrigo Silveira, lembrando que a cidade está consorciada com outros 10 municípios em projetos regionalizados.

O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, aponta Navegantes como 4ª melhor cidade do país no “funcionamento da máquina pública”, e 10ª melhor do país no pilar “Institui-ções”, índices estes que medem dados relacionados à gestão municipal e que demonstram a sustentabilidade financeira do município para continuar investindo em ações que impactam na melhoria da atividade econômica e consequentemente da qualidade de vida.

Navegantes tem se consolidado como a cidade para se explorar. Pensando nisso, foi lançado o site Investe Navegantes (http://www.investenavegantes.com.br), que traz uma série de indicadores que comprovam as vantagens de viver, trabalhar e investir no município litorâneo.

Fotos: Alexandre Batista/ACIN

Fonte: Matéria publicada no caderno especial da construção civil do Jornal Diarinho em 19/10/2023.