Início » Notícias » Prefeitura de Navegantes lança Edital para obra de alargamento da praia do Gravatá

Prefeitura de Navegantes lança Edital para obra de alargamento da praia do Gravatá

25 de março de 2024
Postado por: Alexandre Batista

Foi lançado, na última sexta-feira (22), o edital de concorrência pública nº 13/2024, que visa a contratação de empresa especializada para execução das obras de alargamento da praia e ampliação do molhe do Gravatá.

O engordamento da praia será feito em trecho de 2,3 km, entre a foz do Rio Gravatá e o Rio das Pedras. A faixa de areia ficará com 90 metros de extensão inicialmente e, posteriormente, após a acomodação da obra, estima-se que permanecerá com 70 metros.

Segundo o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), a areia utilizada para a alimentação artificial da praia será retirada de uma jazida localizada a 14 km da costa navegantina, composta por material compatível com a praia nativa, com tamanho e coloração adequada.

Por sua vez, o molhe será ampliado, passando dos atuais 70 metros para 128 metros, cuja função será manter o equilíbrio estático da praia e não ter perda de sedimento.

O investimento é de R$ 37.891.114,44, mas o valor pode ser abaixo, a depender dos lances das concorrentes. Após a publicação do edital, serão 45 dias úteis até a realização do pregão, que irá definir a empresa que fará a obra. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 24 de junho. A estimativa inicial é que os trabalhos possam ser iniciados em agosto, após o período da pesca da tainha.

Conforme estipula o edital, o prazo para execução da obra é de oito meses.

Em paralelo, ainda será feita a licitação de uma empresa que ficará responsável pela supervisão técnica e ambiental da execução da obra, não podendo ser a mesma vencedora nos dois editais.

Categoria: Notícias