Início » Notícias » Vazamento de óleo em poço da Petrobras será investigado pelo MPF

Vazamento de óleo em poço da Petrobras será investigado pelo MPF

2 de fevereiro de 2012

Nesta quarta-feira,1º, representantes da Marinha, do Ibama e da Agência Nacional do Petróleo se reuniram para discutir as medidas.

O Ministério Público Federal vai investigar o vazamento de óleo em um poço da Petrobras no litoral de São Paulo.

A marinha divulgou nesta quarta-feira (1º) as primeiras imagens do petróleo sobre o mar. As manchas atingem uma área de 70 quilômetros quadrados. Segundo a Petrobras, 25 mil litros de óleo vazaram de um poço na bacia de Santos, a 275 km da costa paulista. Dois barcos da estatal fazem a dispersão da mancha.

Nesta quarta-feira, representantes da Marinha, do Ibama e da Agência Nacional do Petróleo se reuniram para discutir as medidas que estão sendo tomadas. “Óleo no mar sempre causa danos, em função do tipo de vazamento, da quantidade e da distância da costa”, afirma Carlos Magno, analista ambiental do Ibama.

O Ibama avalia que o óleo não deve chegar ao litoral. O instituto disse que notificou a Petrobras a apresentar, em um prazo de cinco dias, um relatório sobre a resposta ao vazamento e que a empresa poderá receber sanções.

O Ministério Público Federal de São José dos Campos vai abrir um inquérito para apurar as causas do vazamento na bacia de Santos e a extensão dos danos ambientais. A intenção é preparar medidas judiciais para responsabilizar a Petrobras pelo acidente.

É o primeiro vazamento registrado em uma área de pré-sal, onde a extração é feita em grandes profundidades.

“É na área do pré-sal, mas não tem nada a ver com pré-sal. O vazamento ocorreu na tubulação que conecta o fundo do mar à superfície. O sistema de proteção funcionou perfeitamente, e o que está acontecendo é uma perda de fluidos que estava na tubulação”, diz José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras.

Fonte: O Globo