Início » Notícias » Educação ambiental se aprende na escola

Educação ambiental se aprende na escola

8 de março de 2012
Postado por: admin

A Portonave realizou a doação de um Mini Ecoponto para a Escola Municipal Rosa Maria Xavier, em Meia Praia, nesta quarta-feira, dia 7.

A ação complementa o programa de promoção de incentivo a reciclagem, iniciado em 2011, e desenvolvido para atender as escolas. A instituição de ensino Rosa Maria Xavier, a primeira a participar do projeto, recebeu 105 contentores de lixo reciclável, além de treinamentos para professores e funcionários sobre reciclagem, entre julho e agosto do ano passado e já realiza a segregação do lixo produzido na escola.

O Mini Ecoponto será utilizado como um módulo coletor de resíduos considerados perigosos, devido ao elevado grau de contaminação que causam ao meio ambiente, como pilhas e baterias, óleo de cozinha queimado, lâmpadas fluorescentes e vidro. Por estar instalado dentro da escola, servirá de estímulo para que as crianças dialoguem também com os pais sobre a oportunidade de realizar o descarte correto desses materiais. A coleta dos resíduos será feita pela mesma empresa que recolhe o lixo reciclável na Portonave.

De acordo com a diretora geral da escola, Ledair Regina dos Santos Mathiola, os alunos já criaram o hábito de separar o lixo e questão ambiental envolve a todos na escola. “O uso dos contentores já funciona muito bem e agora com o espaço para os resíduos perigosos será ainda melhor, pois eles poderão trazer de casa o material que não tinham como descartar”, diz a diretora. “Despertar a consciência ecológica por meio da educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, afirma o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

O objetivo do programa é implantar o sistema completo de gerenciamento de resíduos em mais cinco escolas da cidade até o final deste ano. Esse é o terceiro Ecoponto que o Terminal Portuário doa ao município de Navegantes.

Você sabe quanto tempo o lixo pode demorar para se decompor?

· Fralda descartável comum: 450 a 600 anos.

· Copos de plástico: 50 anos

· Tampas de garrafa: 150 anos

· Isopor: 400 anos

· Garrafa plástica: 400 anos (depende do tipo do plástico)

· Pneus: indeterminado – mínimo 600 anos

· Vidro: 4.000 anos

· Latas de alumínio: 200 a 500 anos

· O óleo de cozinha usado: Quando lançado no solo, impermeabiliza e impede que a água se infiltre, agravando o problema das enchentes. Estimativas afirmam que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10.000 litros de água. Dados mais alarmantes apontam que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (quantidade que uma pessoa consome em 14 anos, aproximadamente).

Quem quiser realizar o descarte do lixo produzido em casa, além do coletor da escola Rosa Maria Xavier, pode utilizar os Ecopontos instalados no pátio da prefeitura de Navegantes e na Praça da Praia Central, no bairro Gravatá. É possível depositar papel e papelão, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias e óleo de cozinha.

Fonte: Comunicação Portonave

Categoria: Notícias