Início » Notícias » Navegantes ganha novo Ecoponto

Navegantes ganha novo Ecoponto

16 de outubro de 2012
Postado por: admin

Com o objetivo de estimular a preservação ambiental e promover a reciclagem, Portonave doou o terceiro Ecoponto para a comunidade de Navegantes, nesta terça-feira, 16, instalado na frente da delegacia da Polícia Civil, no Centro.

A Portonave identificou uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável, que vai além das ações de responsabilidade ambiental aplicadas internamente. Inaugurado em março de 2011, o primeiro Ecoponto foi instalado no pátio da prefeitura municipal, por ser de fácil acesso e grande circulação. Dois meses depois, o segundo ponto de coleta foi estabelecido na praça da praia de Gravatá. Antes de ser doado, o terceiro Ecoponto ficou disponível ao público da Volvo Ocean Race e, depois, foi colocado na frente do Terminal Portuário, até ser fixado em frente à delegacia.

Além disso, o Terminal Portuário também desenvolveu um projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Escola Municipal Profª. Rosa Maria Xavier de Araújo, que atende cerca de 700 alunos do ensino fundamental e está localizada no bairro Meia Praia. A escola foi dotada com contentores para áreas externas e internas e um mini Ecoponto. A intenção foi estimular a separação do lixo, ainda na escola, uma boa lição a ser levada para casa.

“Com o projeto nós buscamos provocar uma ruptura com a realidade e estimular a mudança de hábitos. O Ecoponto fornece meios para que a população possa realizar a segregação correta e, por consequência, permitir o tratamento e disposição final adequados de resíduos sólidos”, explica o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Como fazer o descarte correto?

O resíduo reciclável deve estar sempre limpo e seco, a separação pode ser feita em casa e depois o lixo deve ser levado até o Ecoponto, dando um descarte ecologicamente correto aos materiais. Independente de ter sido usado ou não, o óleo de cozinha poder ser reciclado, ele não deve ser despejado diretamente na rede de esgoto, pois, pode causar entupimento das tubulações e contaminação do lençol freático.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Categoria: Notícias