Início » Notícias » Encontro do Empreender reuniu cerca de 400 pessoas em Joinville

Encontro do Empreender reuniu cerca de 400 pessoas em Joinville

30 de outubro de 2012

Troca de experiências, acesso à informação, relacionamento e negócios marcaram os dois dias de atividades do 16º Encontro Estadual do Empreender, 18º Encontro Estadual da Mulher Empresária e 11º ECAJE – Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor realizado nos dias 25 e 26 de outubro em Joinville.

O evento reuniu cerca de 400 pessoas e também abrigou na sua programação a entrega do reconhecimento às associações empresariais que participaram do Programa Facisc de Excelência.

Negócios Brasil x Canadá

Empresas brasileiras de diversos ramos podem sim fazer negócios com o Canadá. Com esta afirmação Marcelo König Sarkis iniciou sua palestra e apresentou dados completos sobre os setores e necessidades de importação do Canadá. Ele falou sobre os segmentos como de alimentos (carnes e frutas), confecção feminina, madeiras, entre outros. “Quem assistiu a esta palestra saiu daqui com ricas informações e se souber aproveitá-las terá muitos frutos”, elogiou, Alaor Tissot, presidente da FACISC.

Inovação e Tecnologia

O painel sobre Inovação, Tecnologia e Universo Digital reuniu o vice-presidente da FACISC para a pasta, Amandio João da Silva Jr, o presidente da ABRADI/SC (Associação Catarinense de Agências Digitais, Sandro A. Fernandes e Hugo Henrique Roth Cardoso, Coordenação do Projeto ALI – Agentes Locais de Inovação do Sebrae, de Brasília. Eles falaram sobre as novidades que cercam as empresas e como elas podem tirar proveito dessas novas ferramentas.

A FACISC e a Abradi assinaram um termo de parceria no evento com o objetivo de ampliar a atuação da agência no Estado e aumentar a representatividade da Federação.

A programação ainda contou com apresentação do case Meu Copo Eco com a empresária Larissa Lerch Kroeff, com a Dinâmica oBinóculo e o com o painel do Núcleo de Imobiliárias da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG). – José Altair Weber (Coord. Do Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da ACIAG).

Programa Facisc de Excelência

O ponto alto do evento ficou por conta da entrega do reconhecimento às associações empresariais que participaram do Programa Facisc de Excelência. Quinze associações empresariais foram reconhecidas pela participação em todas as etapas do Programa e destas três conquistaram o patamar de destaque.

Conheça as ACIs reconhecidas:

Associação Empresarial de Fraiburgo

Associação Empresarial de Rio Negrinho

Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste

Associação Empresarial de Ibirama

Associação Empresarial de Imbituba

Associação Empresarial de Taió

Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira

Associação Empresarial de Xanxerê

Associação Empresarial de Maravilha

Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense

Associação Empresarial de Guaramirim

Associação Empresarial de São Bento do Sul

Associação Empresarial de Tubarão

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

Associação Empresarial de Joinville

As ACIs destaques foram:

Associação Empresarial de Fraiburgo

Associação Empresarial de São Bento Do Sul

Associação Empresarial de Joinville

Gestão

O foco das palestras na sexta-feira foi voltado para gestão das associações empresariais, de empresas como o case empresarial Tigre Internacional – Como construir marca no mercado externo com o gerente de Marketing Internacional da Tigre, Giancarlo Minoietti, que encerrou o evento.

A primeira palestra da manhã ficou por conta do diretor Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, que falou sobre a gestão Ballet Bolshoi.

O Programa Empreender também ganhou painel específico com Luiz Carlos Furtado Neves – vice-presidente da FACISC para o Empreender e vice-presidente da CACB, Carlos Rezende – Coordenador Nacional do Empreender pela CACB e Osmar Vicentin – Coordenador Estadual do Empreender pela FACISC. O tema foi os projetos do Empreender para 2013 e a nova sistematização. Além disso, como é feita a gestão do programa nas ACIs foi tema de outro debate também conduzido por Furtado Neves e que contou com Ciro Cerutti – Presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Doreni Caramori Jr – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e Jorge Luiz Pederiva – Presidente da Associação empresarial de Fraiburgo (ACIAF).

Durante o evento, a FACISC lançou o catálogo de cases do Empreender Competitivo. Uma publicação diferenciada que foi entregue aos participantes de cada um dos projetos.