Início » Notícias » Acin alerta para a cobrança indevida de boletos

Acin alerta para a cobrança indevida de boletos

6 de maio de 2013

Inúmeros empresários têm recebido boletos para contribuição facultativa em nome da Associação Comercial e Empresarial do Brasil (Aceb); recomendação é que essas cobranças sejam desconsideradas

Nas últimas semanas, diversos empresários e microempreendedores individuais têm relatado o recebimento de boletos emitidos pela Associação Comercial e Empresarial do Brasil (Aceb), com uma contribuição associativa no valor de R$ 299,80. A Associação Empresarial de Navegantes informa novamente que não possui nenhum vínculo com a Aceb e não tem conhecimento sobre a atuação desta entidade.

Trata-se de uma cobrança indevida, portanto, ao receber boletos dessa instituição, o empresário pode desconsiderá-lo e eliminá-lo. É preciso estar atento, pois, geralmente, essas cobranças são enviadas nas primeiras semanas do mês, época em que as empresas possuem diversos pagamentos para fazer e podem cair mais facilmente no golpe.

De acordo com a Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB), entidade a qual todas as associações empresariais são filiadas, inclusive a Associação Empresarial de Navegantes, a Aceb não está vinculada à confederação. A recomendação da CACB é que as empresas não efetuem o pagamento de boletos com essa natureza, pois, como ele é facultativo, é praticamente impossível ao empresário reaver o valor pago. Além disso, conforme a CACB, o pagamento do boleto representa a filiação da empresa à Aceb e, assim, ele passará a receber novas cobranças mensais.

A Acin ressalta que seus boletos são enviados devidamente aos associados no início de cada mês pela equipe de colaboradores, com a descrição dos serviços e o valor pertinente. Em caso de dúvidas, a entidade fica à disposição para mais esclarecimentos.