Início » Notícias » Começa cadastramento de residências localizadas na área da nova bacia de evolução, em Navegantes

7 de maio de 2013

Os moradores do bairro São Pedro, em Navegantes, a partir desta quinta-feira, dia 9 de maio, receberão a visita de uma equipe de engenheiros e técnicos da empresa Consiliu, devidamente credenciada pela prefeitura municipal, que estará visitando todos os moradores da região dos estudos do projeto da bacia de evolução.

Durante a visita, os pesquisadores irão fazer um questionário socioeconômico para identificar o perfil de cada moradia, estabelecimento comercial e das famílias residentes no local. Por isso, a prefeitura pede que as famílias recebam os pesquisadores e respondam ao questionário.

Vale ressaltar, que os pesquisadores estarão vestidos com camiseta e crachá de identificação da empresa Consiliu. As visitas serão realizadas todos os dias da semana e caso aja necessidade, também nos sábados e domingos, durante o dia e também no horário da noite, para poder incluir as famílias que trabalham fora.

A bacia de evolução

Os estudos para a nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu já foram concluídos. A Autoridade Portuária fez o novo layout do Porto de Itajaí para conseguir receber navios de até 366 metros de comprimento por 51 de boca, até 2015 ou 2016. Antes, pelo menos até julho de 2014, o Complexo Portuário espera estar realizando manobras de navios com 335 metros de comprimento e 45 de boca. Todo projeto está estimado em R$ 300 milhões. Atualmente a configuração limite de manobras que a bacia de evolução permite é de navios de 300 metros de comprimento por 48 de boca, sendo que em 27 de abril, experimentalmente, o navio Mv Mehuin, com 306 metros de comprimento e 40 metros de boca, manobrou no canal.