Início » Notícias » ACIN recebe o prefeito de Navegantes em sua sede

ACIN recebe o prefeito de Navegantes em sua sede

11 de outubro de 2013

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes da última terça-feira (08/10) contou com a presença do prefeito e vice de Navegantes, Roberto Carlos de Souza e Emílio Vieira, respectivamente. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da entidade, Osmari de Castilho Ribas.

O encontro reuniu um número expressivo de empresários e secretários municipais. Na oportunidade, os participantes conheceram o Programa “Pacto pela Criança”, que prevê uma série de ações no município, na área da educação. De acordo com o prefeito, este projeto é um compromisso com a sociedade navegantina e deve envolver o poder público, empresários, entidades e comunidade para que alcance os resultados esperados.

Segurança Pública – No segundo momento da reunião o prefeito respondeu questionamentos dos empresários sobre quatro temas, envolvendo segurança pública, saúde, ampliação do aeroporto e falta de água. Sobre segurança pública ele falou que apesar de todo esforço dos policiais civis e militares, a cidade necessita com urgência de aumento no número do efetivo e que esta é uma situação que depende da Secretaria Estadual de Segurança, pois já foram feitas reuniões e audiências públicas sobre o tema, mas até agora pouco foi efetivado.

Saúde – Sobre saúde os questionamentos giraram em torno das obras de ampliação do Hospital de Navegantes. Roberto falou que o projeto total de reforma e ampliação do hospital vai custar cerca de 9 milhões de reais. “Já iniciamos as obras de ampliação do hospital, contando com recursos de 1 milhão do Governo do Estado e mais 500 mil de recursos próprios do município. Além disso, já construímos novos postos de saúde nos bairros, fizemos uma Policlínica no bairro Machados e estamos iniciando a construção de uma UPA (Unidade de pronto Atendimento) no bairro Gravatá. Nosso objetivo é ter uma estrutura de saúde condizente com o crescimento de nossa cidade”, enfatizou.

Aeroporto – Indagado sobre a morosidade do processo de desapropriação da área de ampliação do Aeroporto de Navegantes, o prefeito explicou detalhadamente a situação e disse, que agora depende da Infraero a agilização dos trabalhos, já que tudo que o município poderia fazer já foi feito.

Água – O último tema do encontro foi questão da água e o que será feito para a temporada de verão que se aproxima. Roberto falou que foi realizado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, exigindo providências tanto da SESAN – Secretaria de Saneamento de Navegantes como da SEMASA de Itajaí, responsável por fornecer a água para ser distribuída no município.

O prefeito disse que todas essas medidas estão sendo cumpridas, mas são apenas paliativas, pois enquanto Navegantes depender de Itajaí para receber água não haverá uma solução definitiva do problema. “Como foi discutido nas audiências públicas sobre a água, o município não dispõe de recursos e até hoje o Governo Federal não viabilizou os recursos solicitados. O único caminho viável que vejo, seria a concessão dos serviços de água e saneamento básico. Senão, cada vez que o Semasa tiver problemas em seus sistemas, vai faltar água em Navegantes”, finalizou o prefeito.