Início » Notícias » Programa Pacto pela Criança pretende gerar 3 mil vagas nas creches até 2016

Programa Pacto pela Criança pretende gerar 3 mil vagas nas creches até 2016

10 de outubro de 2013

A iniciativa da administração municipal foi apresentada na Acin durante a reunião da terça-feira (08/10).

Estão previstos, ainda, a ampliação do número de vagas em escolas; aumento no contraturno escolar; desenvolvimento de atividades culturais, combate à mortalidade infantil; cursos de capacitação profissional; ampliação das escolinhas de esporte; incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos; combate à violência e ao uso das drogas.

Navegantes – A Prefeitura de Navegantes realizou, nesta quinta-feira (10/10), no Clube Navemar, o lançamento do Programa Pacto pela Criança, um projeto piloto de relevância social, por meio de metas e ações traçadas em prol do pleno desenvolvimento das crianças do município. Na ocasião, foram apresentadas e distribuídas as cartilhas que explicam, na íntegra, o Programa Pacto pela Criança. Cinco mil cartilhas foram confeccionadas, mostrando todo o trabalho que será desenvolvido no município.

De acordo com o prefeito Roberto Carlos de Souza, o investimento para desenvolvimento do Pacto pela Criança será, inicialmente, de meio milhão de reais, com recursos próprios, além de obras em prol da causa.

Os órgãos municipais que estarão à frente dos trabalhos no programa serão: Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude; Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Saúde, Fundação Cultural e Fundação de Esportes.

Ações
As secretarias e fundações, juntas, estarão engajadas na ampliação do número de vagas para que todas as crianças, entre seis e quatorze anos, estejam devidamente matriculadas; aumento no contraturno escolar e de mais 3 mil vagas nas creches até 2016; desenvolvimento de atividades culturais, como cinema itinerante e apresentação de danças nas escolas; programas de saúde para a mãe e para o bebê; noções de planejamento familiar, combate à mortalidade infantil; cursos de capacitação profissional; ampliação das escolinhas de esporte; incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos; combate à violência e ao uso das drogas e muitas outras metas.

“Eu tenho um sonho que um dia todas as crianças serão protegidas, cuidadas e amadas. Neste dia seremos uma verdadeira nação e, então, poderemos cantar a alegria da nossa maior vitória”, enfatizou o prefeito.

Você pode ajudar
Por meio do FIA – Fundo da Infância e do Adolescente, qualquer pessoa ou empresa pode ajudar nessa causa, destinando parte do seu Imposto de Renda (IR) para as crianças e adolescentes que necessitam de ajuda. Pessoas físicas podem doar até 6% do valor do IR e pessoas jurídicas até 1% do imposto. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Criança, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do telefone (47) 3349-3795.

Texto: Louise Benassi
Fotos Maila Gaya