Início » Notícias » ACIN, Prefeitura, Infraero e ACII se reúnem em Navegantes para viabilizar ampliação do Aeroporto

16 de abril de 2014

Em reunião agendada pela Associação Empresarial de Navegantes (Acin), realizada na segunda-feira, 14, na Prefeitura de Navegantes o superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, acompanhado do coordenador de Administração de Finanças, Everton Tadeu de Oliveira; discutiram com o prefeito, Roberto Carlos de Souza e o vice-prefeito Emílio Vieira, a minuta do Acordo de Cooperação Técnica, que deverá ser assinado entre o Executivo Municipal e a Infraero, permitindo viabilizar as desapropriações necessárias para a ampliação do aeródromo.

Também participaram do encontro o presidente e o vice-presidente da Acin respectivamente Osmari de Castilho Ribas e Rinaldo Luiz de Araújo; o presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva; o presidente da CDL de Navegantes, João Luiz Rescaroli; além de representantes da Procuradoria Geral do Município, da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (Fuman) e dos proprietários dos terrenos.
O prefeito abriu os trabalhos agradecendo a participação de todos e pedindo ao superintendente que explicasse o atual andamento dos trabalhos. Zenni apresentou um resumo das últimas tratativas que envolveram a Procuradoria do Munícipio e os representantes da Infraero na Regional do Sul, ressaltando que a Sede da empresa já aguarda a finalização dos ajustes na minuta do Acordo. “Acreditamos que de acordo com os últimos ofícios todos os entraves foram solucionados e neste momento a minuta encontra-se em processo finalização, estando o documento em breve apto para assinatura”, afirmou.

Castilho argumentou que a Infraero e a Prefeitura poderiam apresentar um cronograma dos trabalhos, no qual já fosse apresentada a previsão da data de assinatura do Acordo. “Saímos deste encontro satisfeitos com os rumos das ações tomadas e vamos agora organizar uma agenda para as próximas tratativas. Precisamos ter um aeroporto que atenda toda a região em todos os seus segmentos”, conclui.
“Este é um caminho difícil de ser construído, estamos chegando ao primeiro passo de uma grande caminhada. Queremos um novo aeroporto, uma nova pista e um novo complexo logístico. Agradeço a Acin, Acii, CDL, Infraero e a minha equipe. Vamos continuar nesta linha de trabalho, agindo em conjunto e planejando os próximos passos”, encerrou o prefeito.

Periodicamente, desde fevereiro de 2012 as equipes da Infraero tem se reunido com representantes da Prefeitura e os proprietários dos terrenos para explicar e buscar um acordo quanto às responsabilidades de cada ente, relacionado ao documento que deverá ser assinado para viabilizar as desapropriações. Segundo levantamento topográfico, cadastral e laudo de avaliação realizado pela Infraero a área é composta por 322 lotes, avaliados em R$ 109,7 milhões, que correspondem a aproximadamente 30% de toda a área necessária para a ampliação do aeródromo, o restante da área foi desapropriada na década de 90.