Início » Notícias » Observatório Social de Navegantes já é realidade

Observatório Social de Navegantes já é realidade

5 de maio de 2014

O órgão tem o objetivo de funcionar como um espaço público para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário.

A tão esperada fundação do Observatório Social de Navegantes foi realizada em Assembleia, ocorrida na terça-feira (29/04) na sede da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), entidade fundadora do órgão juntamente com a CDL, Rotary Clube, Lions Clube, OAB Subseção Navegantes e Lojas Maçônicas Luz de Navegantes, União Navegantina e Ordem e Progresso .
Os trabalhos foram coordenados pelo vice-presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, que apontou a criação, do Observatório Social de Navegantes, como um momento histórico para o município. “Tenho certeza que vamos colher muitos frutos positivos dessa semente que a gente está plantando no dia de hoje. Parabenizo todos pela iniciativa e desejo muito sucesso nesse novo desafio”, finalizou.

Além de diretores da Acin e representantes das entidades fundadoras, participaram da assembleia, o presidente e o coordenador executivo do Observatório Social de Itajaí, Paulo Sabatke Filho e Jonas Tadeu Nunes, respectivamente. Ambos discursaram e parabenizaram as entidades do município pela iniciativa. “Percebo um amadurecimento da sociedade civil de Navegantes. Vejo que esse Observatório nasce com vontade de agir. Estaremos sempre à disposição com toda a nossa estrutura para auxiliá-los. Fico muito emocionado com a iniciativa. Vejo que temos que acompanhar os gastos públicos e exigir a qualidade na destinação dos recursos oriundos dos nossos impostos”, enfatizou Paulo Sabatke Filho.

Durante o evento foi apresentada a primeira diretoria do Observatório Social de Navegantes que será presidida pelo Sr. Irineu Zimermann. Em seu discurso o presidente se mostrou feliz com a efetiva criação do órgão e disposto a encarar o desafio. “Há mais de anos estávamos discutindo a fundação do Observatório Social de Navegantes, portanto, fico feliz com este momento. Espero corresponder com as expectativas e também que os empresários da cidade nos ajudem com as despesas. Vamos fiscalizar o Governo, pois quem devia fiscalizar não o faz, que é o caso da Câmara Municipal de Vereadores e do Tribunal de Contas do Estado. Temos de rever nossa carga fiscal e principalmente a destinação correta dos recursos. Vou atuar sempre em defesa da comunidade, sem ligação político-partidária, buscando sempre uma melhor qualidade de vida para todos”, encerrou.

Saiba mais…

O que é um Observatório Social: É um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com vistas a contribuir para a melhoria da gestão pública, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, por meio de metodologia apropriada para monitoramento das licitações em nível municipal e de ações de educação fiscal.

OBJETIVOS GERAIS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL

• Atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados.

• Congregar, localmente, representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária, dispostos a contribuir no processo de difusão do conceito de cidadania fiscal, servindo a seu grupo profissional e à sociedade em geral.

• Estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão dos recursos públicos, visando defender e reivindicar a austeridade necessária na sua aplicação, dentro de princípios éticos, com vistas à paz e à justiça social.

• Incentivar e promover o voluntariado nas ações educativas e operacionais em favor dos direitos do cidadão e contra a corrupção.

Texto e fotos:
Alexandre Batista (imprensa@acin.com.br)