Início » Aeroporto » Aeroporto de Navegantes bate recorde histórico no primeiro semestre

Aeroporto de Navegantes bate recorde histórico no primeiro semestre

18 de julho de 2018
Postado por: Alexandre Batista

O Aeroporto de Navegantes terminou o semestre com recorde histórico de 932 mil passageiros, 33,5% a mais do que entre janeiro e junho do ano passado. O crescimento expressivo elevou a expectativa para o resultado deste ano. Se o ritmo de movimentação persistir, a Infraero espera fechar 2018 com 1,8 milhão de passageiros _ 200 mil a mais do que em 2017.

O início da operação da companhia aérea Avianca, em maio do ano passado, foi responsável por boa parte do aumento na movimentação. Mas a superintendente da Infraero em Navegantes, Andreia Nandi, ressalta que mesmo o mês de junho teve crescimento de 16,4% em relação a 2017, no período em que as operações da Avianca já haviam iniciado.

Segundo ela, o crescimento do turismo na região da Costa Verde & Mar reflete diretamente nos números do aeroporto. De fato, o dólar alto movimentou o mercado de turismo interno e aumentou a procura por passagens aéreas. Durante a Oktoberfest do ano passado, por exemplo, 28% dos turistas chegaram a Santa Catarina de avião _ um percentual histórico.

O crescimento aumenta o interesse na operação. Pelo menos duas novas rotas estão em negociação para Navegantes, e poderão ser divulgadas ainda este ano. Por enquanto, os detalhes são mantidos em sigilo.

Estrutura

A maior movimentação no Aeroporto de Navegantes, no entanto, expõe a fragilidade estrutural do terminal de passageiros _ uma fonte constante de reclamações dos usuários.

Um projeto de reformulação do prédio atual deverá ter licitação lançada em breve. Mas a proposta de ampliação da pista e do terminal, que vem da década de 1990, ainda não tem prazo para sair do papel.

Na semana passada o prefeito Emílio Vieira (PSDB) ouviu do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, que não há recursos para seguir com as desapropriações no momento. Falta indenizar apenas 30% do total do terreno, e resolver a pendência com a área já desapropriada, que foi ocupada irregularmente nos últimos anos. A Justiça determinou a desocupação para o mês que vem.

Fonte: NSC Total

Categoria: Aeroporto
Tags: Aeroporto