Início » Facisc » FACISC reúne bancada Catarinense e ministro Augusto Nardes para debater edital do Aeroporto de Navegantes

25 de novembro de 2020

Em mais um passo na busca de soluções para o andamento do edital de licitação do Aeroporto de Navegantes, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina reuniu nesta terça-feira, 24/11, os parlamentares integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, em um encontro virtual.

Na ocasião foram apresentadas as justificativas para o possível embargo, como por exemplo, o fato da carga aérea que vem de outros países entra no Brasil pelos aeroportos de Curitiba e São Paulo e são deslocadas para o Aeroporto de Navegantes via transporte rodoviário para então serem despachadas.

Em nome dos demais parlamentares, o senador Esperidião Amin manifestou a posição contraria aos pontos do edital que prejudicam o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. “Estamos aqui porque existe um plano diretor homologado em setembro de 2013 pela ANAC e que está sendo desconsiderado e isso trará grandes prejuízos para o estado”, comentou.

Em nome da Facisc e do Comitê de comércio exterior que representa entidades de SC, o advogado Neves Teodoro apontou as irregularidades apresentadas no processo, como por exemplo, a anomalia do frete entre aeroportos que gera inúmeros prejuízos. “O estudo que se baseou o processo licitatório está equivocado. Se persistir esta situação a concorrência com outros terminais ficará inviável e o terminal ficará congelado por mais 30 anos. Criam-se inclusive situações que impedem de cobrar a futura concessionaria”, ressaltou.

Após ouvir as manifestações o ministro Augusto Nardes, solicitou um memorial dos estudos e justificativas para que possa avaliar e aprofundar a discussão e também sugeriu que fosse agendada reunião com o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Considero este um tema muito importante pois conheço a realidade e o potencial da região e sei que se trata de uma demanda urgente. Por isso irei avaliar com mais profundidade”, declarou o ministro.

Vice-presidente Regional da Facisc para o Vale do Itajaí e envolvido no debate desde o início, Rinaldo Luiz de Araújo, saiu do encontro otimista. “Saímos extremamente satisfeitos com o resultado desta reunião, pois houve uma nítida sensibilização do ministro do TCU, com as inconsistências que foram apresentadas. Agora temos uma nova demanda com a reunião que será agendada com o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para que haja um novo entendimento possa ser buscado e essa injustiça com o nosso estado não se repita mais uma vez. Esta união da classe empresarial com a classe política nos leva a acreditar que este impasse será realmente resolvido”.

Presente na reunião, o presidente eleito Sérgio Alves também comemorou a união política e empresarial em torno de tão importante assunto para o Estado e avaliou como positiva a receptividade do ministro Augusto Nardes. “O encontro foi animador e nos deixa esperança de que as dificuldades serão superadas e os obstáculos enfrentados evitando prejuízos para o desenvolvimento catarinense”, concluiu Sérgio.

Uma nova reunião deve ocorrer esta semana com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas.

Categoria: Facisc