Início » Comércio » NAVEGANTES ESTÁ ENTRE AS CIDADES MAIS RÁPIDAS DO PAÍS PARA ABERTURA DE EMPRESAS

NAVEGANTES ESTÁ ENTRE AS CIDADES MAIS RÁPIDAS DO PAÍS PARA ABERTURA DE EMPRESAS

10 de junho de 2022

Divulgado nesta semana, o Mapa de Empresas, boletim elaborado pelo Ministério da Economia, aponta que Navegantes se tornou o oitavo município mais ágil do Brasil para abrir empresas.

Segundo o levantamento, que avaliou o primeiro quadrimestre de 2022, o tempo médio para a abertura de empresas em Navegantes foi de 5 horas e 36 minutos. Em Santa Catarina, o município é o quinto mais ágil, atrás de Xaxim (o mais rápido do país), Mafra, Criciúma e Brusque.

O tempo médio do município também é superior ao índice nacional, que é de um dia e 16 horas.

O resultado positivo se dá graças às diversas ações da administração municipal para a desburocratização do serviço público, incluindo a alteração do Decreto nº 103/2021, que simplificou procedimentos como a inscrição no Cadastro Econômico Fiscal, a emissão de licença de funcionamento, apresentação de documentação somente na fase de alvará, isenção de alvará para as empresas MEIs com atividades consideradas de baixo risco, entre outros.

A simplificação do atendimento ao cidadão faz parte do trabalho de integração entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, Secretaria de Planejamento Urbano, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Vigilância Sanitária.

Fonte: Secom PMN

Categoria: Comércio, Economia