Início » Notícias » Ministro projeta início de obras de duplicação em SC

Ministro projeta início de obras de duplicação em SC

17 de maio de 2012

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, recebeu, em seu gabinete, a bancada parlamentar de Santa Catarina, nessa terça-feira (15), onde foi apresentado cronograma de obras que confirma uma nova fase de investimentos, no Estado, transposto o período de execução de projetos para os principais eixos rodoviários catarinenses. O governo federal informou que os estudos definitivos e aprofundados para a duplicação da BR-280 e da BR-470 estão em fase de conclusão. Entre os anúncios, o ministro informou que a licitação para as obras de duplicação da BR-470 será publicada no decorrer do próximo semestre.

“Tivemos o cuidado de fazer uma filmagem de helicóptero pelas principais rodovias e as imagens atestam a grande dificuldade da população. Todo o complexo de obras de Santa Catarina é tratado com muito cuidado pelo governo, por conta disso, e que tem especial atenção da presidenta Dilma Rousseff”, declarou o ministro dos Transportes, no encontro com os parlamentares, prefeitos e empresários catarinenses.

Paulo Sérgio Passos informou que os editais de licitação para as obras de duplicação das BR-280 e BR-470 serão lançados a partir da conclusão dos projetos executivos. O investimento previsto para essas duas obras é de R$ 2,85 bilhões.

O ministro anunciou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluirá, entre julho e setembro deste ano, os projetos executivos para três dos quatro lotes do plano de duplicação da BR-470, de Navegantes a Indaial, com 74 quilômetros de extensão. O lote 2, referente ao trecho entre Ilhota e Gaspar, terá o projeto executivo concluído até o final do segundo semestre, já que serão necessários novos estudos por causa do solo na região. O DNIT ainda iniciará os estudos para a adequação de capacidade e melhorias operacionais para o trecho entre Indaial e a intersecção da BR-116, com extensão de 160 quilômetros.

As obras de duplicação da BR-280 estão divididas em três lotes, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O projeto executivo deve ficar pronto entre julho e setembro, permitindo a licitação de obras ainda em 2012. O custo da obra está orçado em cerca de R$ 1,1 bilhão.

Sobre a BR-101 Sul, o ministro reafirmou a vontade do governo de garantir a execução das obras de duplicação no trecho sobre o canal de Laranjeiras, em Laguna, onde será construída uma ponte estaiada com 2.815 metros, quatro pistas e acostamento. O ministro comprometeu-se a discutir o assunto com a presidenta Dilma Rousseff, em audiência prevista para os próximos dias.

Por fim, o ministro, acompanhado do diretor-geral do DNIT, Jorge Ernesto Fraxe, informou que o órgão conclui a tramitação para licitar as obras de restauração de 1.275 quilômetros de estradas federais, em Santa Catarina, com intervenções do Programa de Contratação, Restauração e Manutenção por Resultados de Rodovias Federais Pavimentadas – Crema Etapa 2. Pelo contrato, a empresa contratante fica obrigada a executar a restauração/recuperação e a conservação da malha sob sua responsabilidade, durante cinco anos.

Ministério dos Transportes
Fones: (61) 2029-7038/7039