Início » Notícias » Portonave completa cinco anos de operação

Portonave completa cinco anos de operação

25 de outubro de 2012

Período marca aniversário, premiações e crescimento da movimentação

Em outubro, a Portonave celebra o quinto ano de operação do Terminal Portuário, iniciada em 2007, com a movimentação de mais de 2,2 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) operados. No mês de setembro, a Portonave teve a maior movimentação mensal, até o momento, com 60.570 TEUs.

No acumulado no ano, o volume da movimentação de contêineres aumentou 14,8% em relação ao verificado no mesmo período de 2011, atingindo cerca de 458 mil TEUs. Para o diretor-superintendente operacional, Renê Duarte, os resultados crescentes indicam a consolidação do Terminal Portuário. “Em apenas cinco anos, conquistamos a posição de líder em movimentação de contêineres do estado de Santa Catarina”, destaca Duarte. A Portonave integra o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, responsável por, aproximadamente, 80% da movimentação de cargas conteinerizadas no Estado.

Competência e reconhecimento
A Portonave é a 4ª maior empresa do sul do país no setor de transporte e logística, considerando a receita bruta, de acordo com o ranking realizado pela Revista Amanhã, em parceria com a PwC – PricewaterhouseCoopers. O ranking aponta as 500 maiores empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na classificação geral, o Terminal Portuário ocupa o 13º lugar entre as 100 maiores empresas do estado e a 73ª posição entre as 500 maiores do sul.

A Portonave foi finalista, pelo segundo ano consecutivo, das premiações internacionais Lloyd´s List Global Awards 2012, na categoria operador portuário, e Containerisation International Awards 2012, como operador de terminal do ano. O Terminal Portuário também recebeu, em agosto, os prêmios Empresa Cidadã, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), pelo projeto Contém Cultura, e o Prêmio Catarinense de Excelência, uma iniciativa do Movimento Catarinense para Excelência (MCE), conquistado pela melhoria contínua da gestão da empresa.

O diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas, comemora a data e os resultados e atribui o desempenho ao comprometimento da equipe, a estrutura do Complexo Portuário instalada na região, ao trabalho dos órgãos intervenientes e ao apoio da comunidade. “Todos estão de parabéns, isso é reflexo do trabalho competente de todos os colaboradores e resultado da sinergia com nossos clientes, fornecedores e parceiros”, destaca Castilho.

Desenvolvimento e Sustentabilidade
Desde o início das operações, o compromisso com um desenvolvimento sustentável integra a missão da empresa, que prevê respeito total ao meio ambiente, e a responsabilidade socioambiental figura entre os valores da companhia. Para o cumprimento desses objetivos, a empresa adota o Sistema de Gestão Integrado (SGI), modelo de gestão utilizado para gerenciar processos administrativos e operacionais, que contemplam aspectos ambientais, acompanhados e monitorados periodicamente.

Os princípios norteadores dessa postura fazem parte da Política Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da empresa, que conquistou a certificação NBR ISO 14001, conjunto de normas internacionais relativas à gestão ambiental. Pela segunda vez, a atuação da gestão ambiental trouxe à Portonave o troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia, pelo projeto Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável, na categoria Gestão Ambiental.

Fonte: Imprensa Portonave