A importância do bom relacionamento com os clientes

15 de setembro de 2022
Por: Alexandre Batista

Foi-se o tempo em que as empresas tratavam seus clientes de forma impessoal, apenas como números em planilhas. Hoje, investir no relacionamento com clientes é fundamental não só para os profissionais de marketing, mas para toda a visão de uma empresa.

Focar apenas no operacional pode ser um erro fatal. Bons produtos e serviços não bastam para conquistar os novos consumidores, que estão cada vez mais conectados e sem disposição para esperar.

No cenário atual, garantir um atendimento de excelência é garantir também o seu diferencial competitivo no mercado.

O relacionamento com clientes é um fator estratégico

As novas tecnologias estão promovendo mudanças em todas as relações, inclusive as de consumo. Com menos tempo, muito mais informação e novos produtos e soluções surgindo a todo instante, o cliente atual exige um atendimento que facilite a sua vida.

Isso significa oferecer uma experiência mais consistente de atendimento, que seja mais personalizada e focada nas suas necessidades.

Além de aumentar o engajamento com a marca, essa estratégia garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos, já que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos.

O relacionamento com clientes como oportunidade

Essas novas demandas não são apenas desafios: são também uma ótima oportunidade para identificar falhas e pontos de melhoria no seu negócio. Aproveite para prestar atenção em seus clientes mais insatisfeitos: são eles que têm mais a ensinar sobre o seu próprio negócio.

É nessa relação que surgem também novas oportunidades e até mesmo uma nova visão do mercado, entendendo melhor o que os clientes esperam da sua empresa.

Encarar o relacionamento como prioridade é o caminho não só para atrair clientes, mas, principalmente, para fidelizar os já conhecidos.

Como construir um relacionamento de qualidade com seus clientes

As principais medidas para valorizar a relação com o seu público são simples e não demandam grandes investimentos.

O mais importante é o engajamento de toda a equipe nesse processo, e que essa visão com foco total no cliente esteja integrada em toda a empresa.

Confira, a seguir, as dicas que separamos para ajudar você a melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa!

Crie uma relação de confiança

Confiança é a base de qualquer relação – mesmo as comerciais. É preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante para o seu negócio.

Conhecer o seu público é o primeiro passo para qualquer estratégia de relacionamento. Isso significa ouvi-lo com atenção e manter um registro cuidadoso de todas as informações dos contatos.

Aproveite esse conhecimento para personalizar o atendimento: ao fazer o cliente se sentir valorizado, você ganha a sua confiança e certamente será lembrado.

Resolva problemas com agilidade

Quando surgir um problema, assuma imediatamente a responsabilidade e seja rápido: mantenha um time sempre pronto para oferecer as melhores soluções.

Longas esperas, promessas não cumpridas e demandas que são transferidas de setor em setor são as piores experiências que um cliente pode ter.

Mantenha uma relação próxima para identificar os problemas com rapidez e acompanhe as soluções para ter sempre um feedback.

Invista na fidelização

Programas de fidelidade, benefícios e recompensas também são formas de mostrar ao seu cliente o quanto você valoriza esse relacionamento.

Ofereça promoções exclusivas para clientes antigos, bônus na indicação de amigos ou mesmo um mimo em datas especiais.

Clubes de vantagens e descontos também são ótimas práticas de fidelização. Busque parcerias com outras empresas para que seus clientes tenham benefícios extras ao fechar negócio com você.

Transforme o relacionamento com clientes em parte do produto e veja os resultados no crescimento do seu negócio!

Por: Prof. Dr. Alberto Borges Matias

Categoria: Artigos